Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 46 | número 1 | abril 2016

Eleição nas escolas: uma análise do impacto do diretor eleito sobre o desempenho educacional no estado da Bahia

Fernanda Julyanna Silva dos Santos, Raquel Menezes Bezerra Sampaio, Luciano Menezes Bezerra Sampaio

Resumo


Analisam-se os efeitos da eleição do diretor escolar sobre o desempenho dos alunos por meio dos modelos de dados em painel e diferença em diferenças. Comparam-se os desempenhos das escolas municipais e estaduais da Bahia, tendo, estas últimas, adotado a eleição desde 2008. São utilizados os dados da Prova Brasil de 2007 (anterior à política), 2009 e 2011. Os resultados mostram que em geral não houve aumento no desempenho dos alunos devido à adoção da política e, quando significante, o efeito foi negativo – caso apenas da nota de Matemática no modelo de diferença em diferenças com os dados de 2007 e 2011. Constaram-se ainda reduções sobre as taxas de aprovação e abandono escolar no período.

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