Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem não paramétrica
Wallace Patrick Santos de Farias Souza, Victor Rodrigues de Oliveira, Ana Cláudia Annegues
Resumo
Uma ampla literatura teórica e empírica sugere que há uma transferência intergeracional de características socioeconômicas da família, como a renda e a educação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em investigar a relação entre as características familiares e a proficiência escolar. Para isso, estimou-se um modelo não paramétrico, o generalized additive model (GAM), por meio de um estimador em dois estágios, também não paramétrico. Foram utilizados os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011 e do Censo Escolar, em que as proficiências correspondem às notas do exame de aprendizagem de alunos do 5o e do 9o anos do ensino fundamental de escolas das redes pública e privada. Os resultados sugerem que as variáveis ligadas ao background familiar exercem grande influência no desempenho escolar dos alunos em comparação com as variáveis ligadas à escola, aos docentes e aos diretores, sobretudo para os alunos de escola pública.
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