Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 30 | número 1 | abril 2000

Desconcentração industrial no Brasil nos anos 90: um enfoque regional

João Saboia

Resumo


A partir dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), para o período 1989/97, procura-se verificar os principais movimentos do emprego industrial no país durante a década de 90. São observadas importantes transformações, apontando para o crescimento da indústria no interior dos estados e queda nas capitais e nas regiões metropolitanas. Por outro lado, enquanto o emprego industrial cai nos estados do eixo Sul-Sudeste, há aumento em vários estados do restante do país, especialmente na região Centro-Oeste.

Foram destacadas 155 microrregiões com mais de 5 mil empregos industriais, observando-se a multiplicação de pequenas aglomerações nas mais distintas regiões do país. Ao mesmo tempo em que o emprego foi reduzido na maior parte das grandes aglomerações, naquelas de pequeno e médio portes houve grande incidência de crescimento da mão-de-obra empregada na indústria.

Observou-se ainda o comportamento dos salários, verificando-se que o crescimento do emprego tende a ocorrer nas microrregiões onde os salários são mais baixos, respaldando a hipótese de que as empresas estão buscando regiões com menores salários, enquanto vantagem competitiva na decisão dos novos locais de produção. Apesar disso, há evidências de que os trabalhadores dessas regiões se beneficiaram com maiores crescimentos salariais durante a década.

Finalmente, foi investigada a estrutura industrial das 155 microrregiões pesquisadas, notando-se
situações bastante diferenciadas em termos de concentração e diversificação. Há indícios de que o maior crescimento do emprego ocorre com mais freqüência nas regiões onde a indústria é menos
diversificada.

O artigo sugere, portanto, uma possível mudança no padrão locacional da indústria brasileira, onde aumentaria a importância do interior dos principais estados industrializados e de alguns estados fora do eixo Sul-Sudeste. Por outro lado, estariam surgindo novas aglomerações industriais de pequeno porte nas mais distintas regiões do país, caracterizadas por baixos salários e pequeno nível de diversificação industrial. Uma posição definitiva sobre tais mudanças, entretanto, depende de um acompanhamento da evolução da indústria nos próximos anos e de novos estudos aprofundando o tema.

Texto Completo: PDF