Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 52 | número 3 | dezembro 2022

Programas de bonificação a docentes e rendimento escolar: uma avaliação do programa Escola de Valor no estado da Paraíba

Gabriella da Silva Cavalcanti, Joelson Oliveira Santos, Ana Claúdia Annegues da Silva

Resumo


O objetivo deste estudo consiste em avaliar o impacto do programa de bonificação Escola de Valor, do governo do estado da Paraíba, edição 2016, sobre alguns indicadores escolares. Foram aplicados os métodos de propensity score matching e diferenças em diferenças sobre os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar referentes aos anos de 2015 e 2017. Os resultados das estimações revelaram impactos positivos do programa de bonificação sobre a nota dos alunos das escolas premiadas, bem como sobre a taxa de aprovação e a taxa de abandono dos estudantes. Ademais, a significância estatística das dummies de interação entre a quantidade de premiações e o tempo sugere que o programa tende a apresentar efeito positivo e cumulativo sobre o desempenho escolar.

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