Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 52 | número 3 | dezembro 2022

Desigualdade de oportunidades educacionais: influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasil

Sabrina Martins de Araújo, Cláudia Malbouisson, Wallace Patrick Santos de Farias Souza

Resumo


Este artigo analisa como as circunstâncias da infância explicam o resultado educacional para alunos do 5o ano do ensino fundamental no Brasil. Utilizaram-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e, como estratégia empírica, o generalized additive model (GAM) de Hastie e Tibshirani (1986; 1987; 1990) e o índice de desigualdade de oportunidades (IOP) de Ferreira e Gignoux (2014). Verificou-se que, quanto melhor o conjunto de oportunidades, maior o desempenho escolar. A decomposição do IOP revela a importância de novas variáveis de circuns¬tâncias relativas aos hábitos culturais, à relação entre pais e filhos, e à escola, para a desigualdade de oportunidade educacional.

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