Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 12 | número 2 | agosto 1982

Elasticidades de Engel para dispêndios familiares na cidade do Rio de Janeiro

José W. Rossi

Resumo


Neste artigo estimamos as elasticidades de Engel, para os dados de dispêndio familiar na cidade do Rio de Janeiro, em 1975, aplicando uma nova metodologia proposta por Kakwani (1977a, 19776 e 1980a).
As elasticidades são calculadas levando em conta tanto a curva de Lorenz para os dispêndios totais como a curva de concentração dos dispêndios com o item em estudo, permitindo a obtenção de trajetórias diversas e não-monotônicas para essas elasticidades, o que, aliás, distingue este método daqueles tradicionalmente utilizados.
Da comparação entre essas elasticidades e aquelas obtidas pelos métodos tradicionais e pela técnica da transformação Box-Cox, parece haver razoável concordância de resultados para alguns itens, mas há também diferenças não desprezíveis para certas faixas de dispêndio com outros itens.
Apesar de a análise não ter-se aprofundado a suficiente para permitir demonstrar qualquer superioridade de desempenho do novo método sobre os demais, sugerimos que, pelo menos, uma vantagem inegável do método de Kakwani é a possibilidade da obtenção de um índice geral de elasticidade para os dispêndios com um item sem que se especifique qualquer forma funcional para a sua curva de Engel. Adicionalmente, o índice de elasticidade de um item de dispêndio pode ser decomposto segundo os índices de elasticidades dos subitens que o compõem, o que certamente se constitui também numa propriedade atrativa do novo método.

Texto Completo: PDF