Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 10 | número 2 | agosto 1980

Evolução demográfica recente no Brasil

José Alberto Magno de Carvalho

Resumo


As análises demográficas baseadas nos diversos censos brasileiros mostram, no período de 1930 a 1970, um quadro de queda de mortalidade e de relativa constância nos níveis de fecundidade e, como conseqüência, a aceleração do ritmo de crescimento demográfico, combinada com uma distribuição etária praticamente constante.
Informações provenientes das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) da década de 70 indicam urna rápida queda de fecundidade, que teria como conseqüência imediata, já nesta década, o significativo declínio no crescimento populacional do País e a modificação na estrutura etária da população, com acentuado estreitamento da base da pirâmide etária.
Já estaria o Paíss com um padrão demográfico totalmente diferente, cujos efeitos sócio-econômicos são bastante distintos daqueles oriundos do padrão vigente até 1970. Quase toda a discussão acadêmica, assim como as políticas sociais, estão sendo desenvolvidas a partir de pressupostos demográficos que provavelmente já não mais prevalecem. Há que revê-los.

Texto Completo: PDF