Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 25 | número 1 | abril 1995

A evolução do bem-estar, pobreza e desigualdade no Brasil ao longo das últimas três décadas - 1960/90

Ricardo Paes de Barros, Rosane Mendonça

Resumo


O objetivo central deste estudo é avaliar o efeito combinado sobre o nível de pobreza e bem-estar social das mudanças na renda média e na desigualdade ocorridas no Brasil ao longo das últimas três décadas.
Devido à escolha de uma metodologia diferente, somos capazes de computar o efeito total sobre o nível de pobreza e bem-estar social do desigual processo de crescimento econômico ocorrido no Brasil sem que para isto precisemos especificar uma função particular de bem-estar social, medida de pobreza ou linha de pobreza.
Os principais resultados empíricos mostram que, apesar de todas as diferenças entre as três décadas, estas têm pelo menos dois fatos em comum: em primeira lugar, a desigualdade aumentou continuamente; e, em segundo, as mudanças no grau de pobreza e bem-estar social seguiram os padrões de crescimento econômico, melhorando quando havia crescimento e piorando quando havia declínio. Em outras palavras, o impacto do aumento da desigualdade foi importante para mitigar os efeitos positivos do crescimento econômico, mas nunca foi grande a suficiente para revertê-los.

Texto Completo: PDF