Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 24 | número 2 | agosto 1994

Participação feminina na população economicamente ativa no Brasil: alternativas para projeções de níveis e padrões

Simone Wajnman, Eduardo L. G. Rios-Neto

Resumo


Este trabalho discute alternativas para a projeção de longo prazo do perfil de participação feminina na PEA - População Economicamente Ativa. Entende-se por perfil a combinação de níveis e taxas de atividade.
A primeira parte trata de revisar os diversos perfis de atividade feminina tendo em vista uma perspectiva regional de comparação de diversos países. O trabalho mostra que o perfil de participação feminina na PEA pode ser bastante variado. As duas partes seguintes tratam de possíveis determinantes do perfil de participação feminina na experiência brasileira recente.
A segunda parte explora o impacto do aumento da valorização da participação feminina pelas mulheres casadas. Além disso, a relação entre fecundidade e participação na PEA é explorada dentro de um modelo não-causal. O trabalho conclui que houve uma diminuição da incompatibilidade entre participação feminina na PEA e fecundidade entre 1970 e 1986. A fecundidade caiu entre as mulheres ativas e inativas, enquanto a participação feminina na PEA aumentou entre mulheres de alta e baixa fecundidades. Tais resultados indicam a operação de um fator independente atuando sobre estas duas variáveis.
A terceira parte trata da combinação das análises de período e coorte para a projeção das TEA - Taxas Específicas de Atividade. Para tal estudo foi construída uma perspectiva de coorte através da concatenação de todas as PNAD entre 1976 e 1990. Um método simples de projeção é discutido. O método revela que dados de coortes permitem uma projeção de longo prazo acurada do perfil de período da TEA. Estes resultados são de extrema importância, pois a projeção da PEA feminina é relevante para a previdência: social, políticas de mercado de trabalho e desenvolvimento econômico.

Texto Completo: PDF