Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 23 | número 3 | dezembro 1993

Em busca dos determinantes do nível de bem-estar social na América Latina

Ricardo Paes de Barros, José Márcio Camargo

Resumo


Neste trabalho são investigados os principais determinantes associados ao nível agregado de bem-estar na América Latina. Procuramos identificar não só os principais fatores que fazem com que o nível de bem-estar na região seja menor do que aquele observado nas economias industrializadas, como também os fatores responsáveis pela variação do hem-estar entre os países latino-americanos.
Para investigar os determinantes do nível agregado de bem-estar social exprimimos, em nível microeconômico, a renda familiar per capita como o produto de uma série de seis fatores- a) a razão de dependência; b) a proporção de adultos empregados na família; c) o poder de barganha destes trabalhadores no mercado de trabalho; d) a qualidade dos seus empregos; e) a qualidade potencial dos serviços que eles podem oferecer; e f) a medida em que este potencial e efetivamente materializado.
A evidência empírica apresentada neste estudo mostra que, dentre os fatores supracitados, aqueles relacionados com a qualidade dos empregos e com a qualidade potencial dos trabalhadores são os principais responsáveis pela diferença do nível de bem-estar social entre a América Latina e os países desenvolvidos.

Texto Completo: PDF