Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 22 | número 1 | abril 1992

O crescimento da produtividade total dos fatores e a estratégia de promoção de exportações: uma revisão da evidência internacional

Armando Castelar Pinheiro

Resumo


Este artigo revê, examina e comenta a literatura empírica que se baseia em análises estatísticas com dados em cross-section de vários países para mostrar que a promoção de exportações tem um impacto positivo e significativo sobre o crescimento da produtividade total dos fatores. Os trabalhos revistos são comentados ao longo de quatro linhas. Primeiro, analisam-se a questão de se avaliar devidamente o viés pró-exportações de uma economia e as maneiras pelas quais exportações e crescimento estão relacionados. Segundo, considera-se a sensibilidade dos resultados à seleção da amostra e períodos de análise. Terceiro, se revê a evidência com respeito à direção da causalidade entre crescimento das exportações e do produto. E, fatalmente, se estende a análise além do modelo de regressão em cross-section, avaliando a sensibilidade dos resultados ao tipo de metodologia utilizado. A conclusão principal do artigo é que, apesar de ser adequado para identificar fatos estilizados, o modelo de regressão cross-country não é a melhor maneira para se examinar a associação entre crescimento da produtividade total dos fatores e orientação do comércio.

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