Políticas Editoriais

Foco e Escopo

1. A revista só analisa, com vistas a eventual publicação, artigos com conteúdo inédito, tanto no país quanto no exterior. Além disso, o seu tema deve se inserir em uma das áreas da ciência econômica, contribuindo de modo significativo ao avanço do conhecimento científico nessa área.

2. Resenhas de livros recentemente publicados poderão ser consideradas para publicação, mas resenhas temáticas e os textos essencialmente descritivos não serão, de um modo geral, aceitos.

3. As contribuições não serão remuneradas, e a submissão de um artigo à revista implica a transferência dos direitos autorais ao IPEA, caso ele venha a ser publicado.

4. Em geral, os artigos submetidos à revista devem ser escritos em português. Em casos excepcionais, poderão ser recebidos textos em língua inglesa para análise, mas se ele vier a ser aceito para publicação, o autor deverá se responsabilizar por sua tradução.

5. Só serão publicados artigos em português, mas sua versão em inglês poderá ser disponibilizada no sítio da revista na internet. Os anexos muito longos ou complexos para serem publicados, bem como as bases de dados necessárias para reproduzir os resultados empíricos do trabalho, poderão ser oferecidos aos leitores em versão virtual.

6. Caso o trabalho seja aceito para publicação, cada autor receberá 3 (três) exemplares do número da revista correspondente.

7. Os artigos recebidos pela revista que estejam de acordo com as instruções acima serão avaliados pelo Corpo Editorial com o auxílio de dois pareceristas, que serão escolhidos pelo Editor. O trabalho dos pareceristas é feito observando o método duplamente cego: o autor não saberá quem são os pareceristas, nem eles quem é o autor. Dessa análise poderá resultar a aceitação do artigo, condicionada, ou não, à realização de alterações; a sua rejeição, com ou sem a recomendação de nova submissão após modificações; ou a sua rejeição definitiva. No caso de uma segunda submissão, o artigo será novamente avaliado por pareceristas, podendo vir a ser enquadrado em qualquer das situações acima. A rotina de análise se repete até que uma decisão final de rejeição ou aceitação seja alcançada. O processamento do artigo é conduzido pelo Editor, a quem cabe também a comunicação com os autores.

8. A decisão final quanto à publicação dos artigos cabe ao Corpo Editorial, que se reúne ordinariamente para decidir a composição de cada um dos números da revista, por recomendação do Editor. A aprovação do artigo para publicação só então é comunicada aos autores dos artigos respectivos, por escrito.

9. A revista não cobra taxas para submissão de artigos. A revista não cobra taxas para processamento de artigos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Resenha Bibliográfica

Editores
  • ppemaster ppe
Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Edição Integral

Não Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Apêndice

Não Selecionado Submissões Abertas Não Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos recebidos pela revista, serão avaliados pelo Corpo Editorial com o auxílio de dois pareceristas que serão escolhidos pelo Editor. A avaliação é feita observando o método duplamente cego: o autor não saberá quem são os pareceristas, nem eles quem é o autor.

Ao avaliarem o artigo submetido, os pareceristas deverão considerar:

(a) o ajuste do tema, da abordagem e do rigor metodológico empregado no artigo à política editorial de PPE;

(b) a sua originalidade e a importância da sua contribuição para o avanço do conhecimento no tema a que ele se refere;

(c) a correção das derivações, cálculos, estimativas e outras manipulações feitas no artigo;

(d) se as conclusões estão explicitadas de modo preciso e claro e se seguem, de fato, da análise apresentada no artigo;

(e) outros aspectos que os pareceristas julguem relevantes para avaliar a conveniência de publicar o artigo em PPE.


A decisão editorial cabe ao Editor que, com base nos relatorios dos pareceristas e na sua análise do artigo, assistido ou não por membros do Corpo Editorial, decidirá: (a) aceitar preliminarmente o artigo, condicionada, ou não, à realização de alterações, (b) rejeitar a versão atual do artigo, com a recomendação de que ele seja ressubmetido após receber todas as modificações e extensões indicadas nos relatorios dos pareceristas; (c) a rejeitar o artigo, sem que a ressubmissão seja recomendada, mas permitindo a apresentação de uma nova versão, desde que sejam feitas todas as modificações e extensões indicadas nos relatórios dos pareceristas, (d) a sua rejeição definitiva, sem oferecer a possibilidade de ressubmissão.

No caso de ressubmissão (itens (b) e (c) acima), o artigo será tratado como um novo artigo, e será novamente avaliado por dois ou mais pareceristas. Os avaliadores da nova versão não serão, obrigatoriamente, os mesmos da versão anterior. Nesses casos, dependendo da extensão das modificações necessárias para que o artigo possa ser novamente avaliado por PPE, questões que não haviam sido levantadas nos pareceres da versão anterior poderão ser levantadas.

Nos casos de ressubmissão, as questões levantadas nos pareceres encaminhados junto com a decisão editorial não devem ser interpretadas como lista exaustiva de ajustes cuja implementação asseguraria a aceitação da versão ressubmetida. Aquelas questões são apenas uma indicação dos ajustes necessários para que uma versão ressubmetida do artigo possa ser novamente considerada pela revista para publicação. Caso a versão ressubmetida não atenda àquelas recomendações, ela poderá ser rejeitada liminarmente, sem que novos pareceres sejam solicitados.

A rotina de análise se repete até que uma decisão final de rejeição ou aceitação preliminar seja alcançada.

O processamento do artigo é conduzido pelo Editor, a quem cabe também a comunicação com os autores.

A decisão final quanto à publicação dos artigos cabe ao Corpo Editorial, que se reúne ordinariamente para decidir a composição de cada um dos números da revista, por recomendação do Editor. Só após aquela reunião é que a aprovação do artigo para publicação em PPE é definitiva, quando então comunicada aos autores dos artigos respectivos, por escrito.

 

Política de Acesso Livre

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem nenhum custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem permissão prévia do editor ou autor.

 

Limitação de Responsabilidades

As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ou do Ministério do Planejamento e Orçamento.

 

Termos de Uso

A submissão do trabalho implica que o(s) autor(es) concorda(m) que, em caso de aceitação para publicação, PPE passa a ter os direitos autorais para a veiculação dos artigos (em formato impresso e eletrônico), que se tornarão propriedade exclusiva de PPE.

É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras:

a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;

b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e

c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).