Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil

Autores

  • André Portela de Souza
  • Vladimir Pinheiro Ponczek
  • Bruno Teodoro Oliva
  • Priscilla Albuquerque Tavares

Palavras-chave:

Fluxo Escolar, Ensino Médio, Mercado de Trabalho, Qualidade da Escola

Resumo

Neste artigo estimam-se os fluxos escolares do ensino fundamental para o médio e os fluxos ao longo do médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do país. Também se estimam quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Os resultados indicam que: a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no ensino médio e para a sua progressão ideal; a não aprovação perdeu importância nos últimos anos para a explicação da evasão escolar; a educação dos pais é um fator relevante tanto para a aprovação quanto para a continuação dos estudos; e a qualidade da escola é um fator importante para a aprovação e continuidade dos estudos.

Downloads

Publicado

2012-04-26

Edição

Seção

Artigos