O impacto de políticas de não-repetência sobre o aprendizado dos alunos da 4ª série
Maria Eugénia Ferrão, Kaizô lwakami Beltrão, Denis Paulo dos Santos
Resumo
Ao longo dos últimos anos tem havido um consenso generalizado entre os pesquisadores no que diz
respeito à adoção dos modelos de regressão multinível ou hierárquicos na modelagem dos dados que
carregam a estrutura de agrupamento da população onde foram coletados. Este artigo apresenta uma
breve introdução a essa classe de modelos, concretamente através da sua especificação formal e
informação relativa aos procedimentos de estimação. A aplicação dos modelos é ilustrada pela modelagem
dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coletados em 1999. É
usado o estudo do impacto de políticas de não-repetência no desempenho escolar dos alunos da 4ª
série do ensino fundamental (EF) da região Sudeste, extraído de um estudo mais amplo que os autores
têm desenvolvido sobre a relação entre as políticas de correção da distorção idade-série (sendo a
política de não-repetência uma delas) e a qualidade da educação provida à população.
respeito à adoção dos modelos de regressão multinível ou hierárquicos na modelagem dos dados que
carregam a estrutura de agrupamento da população onde foram coletados. Este artigo apresenta uma
breve introdução a essa classe de modelos, concretamente através da sua especificação formal e
informação relativa aos procedimentos de estimação. A aplicação dos modelos é ilustrada pela modelagem
dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coletados em 1999. É
usado o estudo do impacto de políticas de não-repetência no desempenho escolar dos alunos da 4ª
série do ensino fundamental (EF) da região Sudeste, extraído de um estudo mais amplo que os autores
têm desenvolvido sobre a relação entre as políticas de correção da distorção idade-série (sendo a
política de não-repetência uma delas) e a qualidade da educação provida à população.
Texto Completo: PDF