Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 44 | número 1 | abril 2014

Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte

Nina Menezes Cunha, Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto, Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira

Resumo


A importância da religião no desempenho educacional, tema pouco explorado por economistas, tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais. Estas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente funciona à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais. Constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis relações entre religião e desempenho educacional, controlando as características individuais, o background familiar e a condição socioeconômica. As metodologias empregadas são as de mínimos quadrados ordinários (MQOs) e regressão quantílica. Os dados analisados neste estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa jovem.

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