Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte

Autores

  • Nina Menezes Cunha
  • Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto
  • Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira

Palavras-chave:

religião, religiosidade, educação, Região Metropolitana de Belo Horizonte, “Pesquisa Jovem”.

Resumo

A importância da religião no desempenho educacional, tema pouco explorado por economistas, tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais. Estas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente funciona à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais. Constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis relações entre religião e desempenho educacional, controlando as características individuais, o background familiar e a condição socioeconômica. As metodologias empregadas são as de mínimos quadrados ordinários (MQOs) e regressão quantílica. Os dados analisados neste estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa jovem.

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Publicado

2014-06-27

Edição

Seção

Artigos