Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
Autores
Nina Menezes Cunha
Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto
Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
Palavras-chave:
religião, religiosidade, educação, Região Metropolitana de Belo Horizonte, “Pesquisa Jovem”.
Resumo
A importância da religião no desempenho educacional, tema pouco explorado por economistas, tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais. Estas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente funciona à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais. Constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis relações entre religião e desempenho educacional, controlando as características individuais, o background familiar e a condição socioeconômica. As metodologias empregadas são as de mínimos quadrados ordinários (MQOs) e regressão quantílica. Os dados analisados neste estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa jovem.