Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 30 | número 3 | dezembro 2000

A valoração das concessões nas florestas nacionais da Amazônia: uma abordagem com opções reais

Ajax R. B. Moreira, Eustáquio J. Reis, Katia Rocha, Leonardo Carvalho

Resumo


Como parte da estratégia de desenvolvimento sustentável da AmazÙnia, o governo brasileiro analisa,
no momento, a implantação de uma política de concessões das áreas de florestas nacionais (Flonas) para a exploração comercial de madeiras. O valor da concessão depende de incertezas na estimação do volume de madeira comercial na área de concessão, bem como do preço futuro da tora, além de restrições legais impostas à exploração, como técnicas de manejo sustentado, limite mínimo preservado de estoque de madeira por hectare e taxa máxima de extração.

Este artigo propõe uma metodologia para valorar concessões florestais baseada na teoria das opções reais (TOR). Combinando hipóteses a respeito de incertezas relativas a volume e preço da madeira na concessão com um modelo de maximização estocástica intertemporal de receitas, a referida metodologia produz uma estimação mais realista para o valor de mercado da concessão do que a metodologia do valor presente líquido (VPL), que não considera essas incertezas.

Comparaações entre os resultados obtidos pelo VPL e TOR mostram que os últimos são sistematicamente
maiores. Para o caso-base, os resultados ultrapassaram 140%. Como concessões florestais são recursos públicos, diferenças dessa magnitude não podem ser negligenciadas.

Este artigo também propõe metodologia para a estimação da distribuição de probabilidade do volume
de madeira nas áreas de concessão bem como do processo de evolução de preços da madeira. A distribuição do volume é especificada em um modelo espacial como função de características geográficas
da área (solo, vegetação, clima, distância do mar, altitude etc.) e de sua respectiva vizinhança.

Texto Completo: PDF