Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 49 | número 2 | agosto 2019

Fatores determinantes da participação no mercado de trabalho cultural brasileiro

Danyella Juliana Martins de Brito, Stélio Coêlho Lombardi Filho

Resumo


Este artigo analisa como fatores individuais e municipais impactam na decisão do indivíduo de estar empregado em uma ocupação do núcleo artístico da classe criativa no Brasil. Utilizando os microdados do Censo Demográfico de 2010, informações do Suplemento de Cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e dados de despesa municipal por função do Tesouro Nacional, são estimados modelos multiníveis na tentativa de compreender os principais elementos que afetam a probabilidade de estar ocupado em atividades do referido setor. Os principais resultados sugerem que a idade, o nível educacional e a condição de migrante são fatores positivamente associados às chances de ocupação nesse setor. Observa-se também que indivíduos que vivem com cônjuge ou companheiro, bem como aqueles que se declaram provedores da unidade residencial, apresentam menores chances de estar empregados no núcleo artístico criativo. Quanto às características ocupacionais, trabalhar no próprio domicílio, estar informal no trabalho principal e ter mais de um emprego são fatores positivamente associados a essa probabilidade. Por fim, em termos de características municipais, o efeito positivo da taxa de diversidade evidencia que localidades mais tolerantes e liberais têm uma maior força de atração para o trabalho cultural. Outra variável que se mostrou relevante é o índice de amenidades culturais, que apresentou um expressivo efeito sobre as chances de estar empregado no setor criativo.

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