Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 29 | número 3 | dezembro 1999

Demanda por seguro e o desaparecimento de cargas no transporte rodoviário brasileiro

Augusto Hauber Gameiro, José Vicente Caixeta-Filho

Resumo


No Brasil, a freqüente ocorrência de desaparecimento (furto ou roubo) de cargas vem afetando consideravelmente o setor de transporte rodoviário. A utilização do seguro relaciona-se com algumas
características intrínsecas das empresas de transporte, bem como com o tipo de serviço prestado por elas. O objetivo principal deste artigo é identificar os principais condicionantes da demanda por seguro de carga, por parte das empresas de transporte rodoviário, com ênfase no seguro para desaparecimento de cargas. Para a obtenção das informações, utilizou-se uma amostra de 200 empresas. Com os dados, estimaram-se modelos de escolha discreta, baseados na diferença
de utilidade para a compra ou não dos seguros em questão. A localização geográfica das empresas é uma variável que influencia a demanda por seguro. O tamanho da frota operada pelas empresas, adotado como indicador de riqueza destas, também apresentou uma influência significativa na demanda por seguro. Essa informação permite verificar o “tipo” do bem seguro. O seguro de responsabilidade dos transportadores (RCTR-C) pôde ser considerado como um bem superior (à medida que aumenta a riqueza das empresas, a sua demanda também aumenta), enquanto
o seguro de roubo (RCF-DC) pôde ser caracterizado como um bem inferior, porém com uma menor significância e um menor coeficiente. O número de roubos sofridos pelas empresas apresentou forte influência sobre a demanda pelo RCF-DC, sendo que as empresas com um elevado número de roubos sofridos apresentaram uma demanda maior pelo seguro.

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