Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 51 | número 2 | agosto 2021

Apoio financeiro ou tipo de escola de ensino médio? Uma análise do FIES e do PROUNI sobre a sobrevivência de estudantes no ensino superior brasileiro

Alice Saccaro, Marco Túlio Aniceto França,

Resumo


O artigo visa analisar se estudantes de diferentes áreas de conhecimento do ensino superior privado, oriundos de escolas de ensino médio públicas e privadas, apresentaram comportamentos diferentes em relação à evasão quando foram contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou com o Programa Universidade para Todos (Prouni). Para tanto, foram utilizados os microdados do Censo da Educação Superior entre os anos de 2010 e 2016 e os dados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do ano de 2010, além de ser empregado o método de análise de sobrevivência. Por meio dessa análise, pode-se concluir que, no geral, estudantes de ensino médio concluintes de escolas privadas evadem menos do que os das públicas. Porém, quando os indivíduos são contemplados com um dos programas, os alunos que apresentaram menor evasão foram os que receberam algum benefício, independentemente do tipo de escola frequentada no ensino médio.

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