Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 25 | número 2 | agosto 1995

Tendência estocástica do produto no Brasil: efeitos das flutuações da taxa de crescimento da produtividade e da taxa de juro real

Elcyon Caiado Rocha Lima, Hedibert Freitas Lopes, Ajax R. B. Moreira, Pedro L.. Valls Pereira

Resumo


Depois do crescimento acelerado e contínuo da década de 70, a economia brasileira passou, na década seguinte, por um período de grande instabilidade na sua taxa anual de crescimento. Este artigo investiga em que medida os períodos de estagnação e expansão da economia do país podem ser explicados por dais tipos de choques considerados exógenos e persistentes: um de juro real e outro de produtividade.
A metodologia econométrica que adotamos é discutida detalhadamente em King et alii (1991) e Mellander et alii (1992) e pode ser vista como um aperfeiçoamento dos procedimentos de estimação e identificação das equações estruturais usualmente adotados nos modelos Auto-Regressivos Vetoriais (VAR).
Obtivemos evidências de que a tendência do PIB é estocástica e é afetada por dois tipos de choques básicos: um de juro real e outro de produtividade. Mostramos ainda que um choque positivo de juro real afeta a composição do produto, reduzindo a relação investimento/PIB.

Texto Completo: PDF