Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 24 | número 2 | agosto 1994

A demanda de saúde infantil no Brasil por região e setor

Ana Lúcia Kassouf

Resumo


Este estudo estima equações de demanda na forma reduzida para recém-nascidos e crianças no período pré-escolar baseado em uma pesquisa nacional de 1989. Os dados permitem uma análise específica das regiões e setores (urbano/rural) do Brasil.
O objetivo geral é analisar os fatores que afetam o estado de saúde das crianças para orientar políticas governamentais. A análise é baseada no modelo de família desenvolvido por Gary Becker. Os resultados revelam que educação da mãe, infra-estrutura do domicilio e renda familiar têm um impacto positivo na saúde das crianças. Os coeficientes das taxas salariais estimadas das mães e pais apresentaram sinal negativo, revelando que menos tempo é alocado para os cuidados com as crianças à medida que o custo de oportunidade do tempo dos pais aumenta.
Dos resultados obtidos, recomenda-se uma melhoria na qualidade e quantidade de creches, principalmente em regiões pobres, e investimentos em educação e infra-estrutura como forma de melhorar o nível de saúde das crianças.

Texto Completo: PDF