Origem familiar, qualidade da educação e escolas públicas e particulares em São Paulo: relações e efeitos nas transições escolares
Alberto de Mello e Souza, Nelson do Valle Silva
Resumo
Dados obtidos de uma pesquisa em domicílios (PNAD-82) para o Estado de São Paulo foram usados para várias finalidades. Primeiro, concluiu-se que o tipo de escola (pública ou particular) apresenta diferenças importantes nas taxas de evasão ou aprovação escolares. Da mesma forma, variáveis relacionadas à origem familiar e à qualidade da educação mostram padrões diferenciados em escolas públicas e particulares. Segundo, um modelo de regressão logística é aplicado para decisões sobre a escolha do tipo de escola. As variáveis relativas à origem familiar e características pessoais são importantes; além disso, há uma reversão quando se chega ao nível universitário, mostrando que, somente neste nível, os estudantes em melhor situação econômica preferem instituições públicas. Terceiro, MQO e regressões logísticas são usadas para explicar o ingresso tardio, a distorção idade-série e a aprovação e evasão em transições escolares importantes. Os resultados chamam atenção para efeitos persistentes da desigualdade social no desempenho educacional. Entre os estudantes pobres, muitos abandonam a escola depois de terem sido aprovados, e os que alcançam as séries mais avançadas parecem ser, na média, estudantes melhores que aqueles com elevada posição socioeconômica.
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