Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 23 | número 2 | agosto 1993

Desigualdade de renda, desigualdade em educação escolaridade das crianças no Brasil

Ricardo Paes de Barros, David Lam

Resumo


Este estudo analisa os determinantes do grau de escolaridade de crianças de 14 anos nas regiões urbanas de São Paulo e do Nordeste brasileiro, fazendo uso de dados da PNAD de 1982. A média de escolaridade encontrada foi de 4,75 anos em São Paulo e de 3,25 anos no Nordeste, ambas bem distantes dos sete anos de escolaridade que deveriam ter sido cumpridos pelos que já completaram ou iriam completar 14 anos em 1982. Procurando explicar a vantagem de 1,5 ano da escolaridade das crianças paulistas, observamos diferenças regionais nas características dos pais que são, pelo menos qualitativamente, consistentes com a diferença regional do desempenho das crianças. Tanto a escolaridade como a renda dos pais são bem maiores em São Paulo, e a desigualdade no grau de escolaridade dos pais é mais alta no Nordeste, quando o coeficiente de variação é utilizado. Apesar disso, os resultados de nosso estudo sugerem que, de um ponto de vista quantitativo, apenas uma pequena proporção da diferença de escolaridade entre São Paulo e Nordeste pode ser explicada por disparidades nas características dos pais. Fazendo uso de nossos coeficientes de regressão e das características médias de cada região para efetuar uma previsão do nível de escolaridade das crianças de 14 anos, conseguimos explicar menos de 20% do hiato de 1,5 ano entre Nordeste e São Paulo. Isto sugere que a escolaridade das crianças seria relativamente pouco sensível aos progressos no padrão socioeconômico das famílias per se. Portanto, estes resultados indicam que aumentos diretos na quantidade e qualidade do ensino público oferecido no Nordeste poderiam ser capazes de eliminar boa parte do hiato entre as regiões, mesmo que não haja mudanças substanciais no status socioeconômico do Nordeste.

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