Produtividade e comércio: a importância do aprendizado no comércio exterior brasileiro

Autores

  • Hélio de Sousa Ramos Filho
  • Alvaro Barrantes Hidalgo

Palavras-chave:

produtividade, aprendizado, firmas exportadoras, Brasil, productivity, learning effect, exporting companies, Brazil

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os ganhos de produtividade gerados pelo processo de aprendizado das firmas brasileiras no comércio internacional. Usando o estimador Abadie-Imbens, foram avaliadas as diferenças de produtividade entre firmas exportadoras e não exportadoras, em diferentes momentos do tempo, controlando, porém, o processo de seleção. Os resultados mostram evidências favoráveis ao efeito aprendizado: as empresas exportadoras tornam-se em média 20,7% mais produtivas quando comparadas às não exportadoras com base no conceito de produtividade total dos fatores (PTF) e 26,3% mais produtivas no conceito de produtividade do trabalho. Observou-se, ainda, que os ganhos de produtividade dependem da distribuição espacial das firmas, do setor e das características específicas das indústrias. Os resultados obtidos estão em consonância com a evidência internacional sobre o assunto.

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Publicado

2013-07-09

Edição

Seção

Artigos