O impacto de políticas de não-repetência sobre o aprendizado dos alunos da 4ª série

Autores

  • Maria Eugénia Ferrão
  • Kaizô lwakami Beltrão
  • Denis Paulo dos Santos

Resumo

Ao longo dos últimos anos tem havido um consenso generalizado entre os pesquisadores no que diz respeito à adoção dos modelos de regressão multinível ou hierárquicos na modelagem dos dados que carregam a estrutura de agrupamento da população onde foram coletados. Este artigo apresenta uma breve introdução a essa classe de modelos, concretamente através da sua especificação formal e informação relativa aos procedimentos de estimação. A aplicação dos modelos é ilustrada pela modelagem dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coletados em 1999. É usado o estudo do impacto de políticas de não-repetência no desempenho escolar dos alunos da 4ª série do ensino fundamental (EF) da região Sudeste, extraído de um estudo mais amplo que os autores têm desenvolvido sobre a relação entre as políticas de correção da distorção idade-série (sendo a política de não-repetência uma delas) e a qualidade da educação provida à população.

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