Poder de mercado e nível de competição no mercado de empréstimo bancário brasileiro
Marcelo Cardoso, Paulo Furquim de Azevedo, Klenio Barbosa
Resumo
Este artigo estima empiricamente os efeitos de poder de mercado sobre a oferta de empréstimos dos bancos, separando os efeitos decorrentes de poder de mercado unilateral (específico à firma) e de poder de mercado coordenado (decorrente da intensidade de concorrência no mercado relevante) e os efeitos de diferenciais de eficiência decorrentes do aproveitamento de economias de escala. Por meio de microdados do setor bancário brasileiro para o período de 1999 a 2010, mostramos que, quanto maior a intensidade de concorrência, maior é a oferta de empréstimos. Adicionalmente, os resultados revelam que o aumento da participação de mercado de um conglomerado financeiro está associado a um aumento mais do que proporcional na oferta de empréstimos bancários (efeito de economias de escala/escopo), mas que tal efeito é mitigado quanto menor o nível de concorrência. Os resultados são robustos para diferentes medidas de intensidade de concorrência, sejam elas estruturais (índice Herfindahl-Hirschman – HHI), sejam comportamentais, derivadas do modelo de Panzar-Rosse (1987).
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