Efeito das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro

Autores

  • Gercione Dionizio Silva
  • Evandro Camargos Teixeira
  • Lorena Vieira Costa

Palavras-chave:

Educação, Ações Afirmativas, Desenvolvimento Econômico, Pseudo-painel

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o efeito da política de ações afirmativas no desempenho dos alunos da rede pública de ensino superior brasileira no período 2011-2016. Para este fim, foi utilizada a metodologia de pseudo-painel com estimador de efeitos fixos. No geral, os resultados apontam para a existência de relação negativa entre a referida política e as notas dos alunos; todavia, observou-se que seu efeito distingue-se entre os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ademais, verificou-se que os esforços individuais ex-ante e ex-post ao processo seletivo são importantes para determinar esta relação.

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Publicado

2021-09-27

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Seção

Artigos