Desigualdade de oportunidades educacionais: influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasil
Autores
Sabrina Martins de Araújo
Cláudia Malbouisson
Wallace Patrick Santos de Farias Souza
Palavras-chave:
Ensino fundamental, Circunstâncias da infância, Desigualdade de oportunidades
Resumo
Este artigo analisa como as circunstâncias da infância explicam o resultado educacional para alunos do 5o ano do ensino fundamental no Brasil. Utilizaram-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e, como estratégia empírica, o generalized additive model (GAM) de Hastie e Tibshirani (1986; 1987; 1990) e o índice de desigualdade de oportunidades (IOP) de Ferreira e Gignoux (2014). Verificou-se que, quanto melhor o conjunto de oportunidades, maior o desempenho escolar. A decomposição do IOP revela a importância de novas variáveis de circuns¬tâncias relativas aos hábitos culturais, à relação entre pais e filhos, e à escola, para a desigualdade de oportunidade educacional.