Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil
Fernanda Leite Lopez de Leon, Naércio Aquino Menezes-Filho
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise descritiva dos indicadores e determinantes da reprovação, avanço
e evasão escolar condicional à reprovação no Brasil para as seguintes séries-diploma: 4ª e 8ª séries
do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, no período 1984-1997. Foram utilizados dados em
painel da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, cuja peculiaridade é seguir os mesmos indivíduos
ao longo do tempo. Procuramos encontrar os determinantes da seleção dos indivíduos ao longo
do ciclo escolar, concentrando a análise nas características familiares e nos seus efeitos sobre as
probabilidades de sucesso. Concluímos que esses efeitos são mais importantes nas séries mais avançadas,
e principalmente como determinantes do avanço escolar. Além disso, durante o período em
análise, as características familiares perderam parte de sua importância, apontando para a
universalização do ensino.
e evasão escolar condicional à reprovação no Brasil para as seguintes séries-diploma: 4ª e 8ª séries
do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, no período 1984-1997. Foram utilizados dados em
painel da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, cuja peculiaridade é seguir os mesmos indivíduos
ao longo do tempo. Procuramos encontrar os determinantes da seleção dos indivíduos ao longo
do ciclo escolar, concentrando a análise nas características familiares e nos seus efeitos sobre as
probabilidades de sucesso. Concluímos que esses efeitos são mais importantes nas séries mais avançadas,
e principalmente como determinantes do avanço escolar. Além disso, durante o período em
análise, as características familiares perderam parte de sua importância, apontando para a
universalização do ensino.
Texto Completo: PDF